Fenda Palatina Congênita


foto de paciente humano
www.actaodontologica.com

      Fenda palatina ou defeito palatal são uma comunicação anormal entre as cavidades oral e nasal ou oral e seio maxilar. Os defeitos palatais podem ser congênitos (quando o paciente já nasce com) ou adquiridos durante a vida. Quando congênito, fique atento, pois por mais que esteja presente desde o nascimento, muitas vezes são percebidos mais tarde.
     Anatomicamente, dividimos o palato em duas porções: primário e secundário, com base na papila incisiva (identificada na foto pela letra “A”).
   Cranial a papila incisiva denomina-se palato primário, constituído por lábio, pré-maxila e crista alveolar dos incisivos. Quando seu fechamento durante a gestação é incompleto, ocorre o lábio leporino, também chamado de lábio fendido. Pode ser uni ou bilateral e sua correção é muito mais por motivos estéticos que funcionais.



lábio leporino bilateral
http://nososcachorros.blogspot.com.br

lábio leporino unilateral
HETTE e RAHAL, 2004.
   Caudal a papila incisiva, entre ela e o foram palatino, está o palato secundário, constituído por palato duro (PD) e palato mole (PM). A oclusão incompleta dessas prateleiras palatinas durante a gestação, resulta na fenda palatina. Essa poderá ser completa (quando envolve PD e PM) ou parcial (PD).

Fenda Palatina Parcial
     As fendas congênitas apresentam maior incidência em cães de raça com destaque os braquicéfalos, gatos siameses e, em relação a predisposição sexual, parece ocorrer mais em fêmeas. Como parecer ter característica hereditária, esses animais devem ser castrados.
    A ocorrência combinada de lábio leporino e fenda de palato secundário é comum, sendo rara a ocorrência isolada do lábio leporino; mas pode ocorrer. Mesmo que se apresentem juntos, são anomalias distintas, pois acontecem em diferentes estágios de desenvolvimento da gestação.
    Diversas possibilidades são listadas como causas da fenda palatina congênita. Recebem destaque os fatores hereditários, nutricionais (deficiência de ácido fólico, excesso de vitamina A e D), fatores hormonais, medicamentos, fatores mecânicos como traumatismos intra-uterino, tóxicos e a infecção por Toxoplasma gondii

fenda palatina completa
http://canilavalonland.blogspot.com.br

   Em relação as fendas adquiridas, elas acontecem por trauma, doença dentária, ferimentos por mordedura ou arma de fogo, choques elétricos, penetração por corpo estranho e neoplasia dos ossos que compõem o palato secundário (incisivo, maxila e palatino).
    Os sinais apresentados são de dificuldade de mamar, regurgitação nasal, falha no desenvolvimento e crescimento, infecção respiratória, drenagem de leite pelas narinas durante a mamada ou logo após, tosse, engasgos e espirros.
    O diagnóstico se dá pela união do relato do quadro clínico pelo proprietário e a inspeção da cavidade oral do paciente durante o exame físico. Mesmo assim, é importante fazer a diferenciação dos casos de rinite, pneumonia ou presença de corpo estranho nasal.
  De maneira geral, pacientes que nascem com fenda, precisam passar por cirurgia reconstrutiva, cujo objetivo é a reconstrução do assoalho nasal. Não ocorre cicatrização espontânea! Muitos que não são submetidos ao procedimento cirúrgico corretivo, vêm a óbito. Diferente do que ocorre nas fendas adquiridas, onde pode ocorrer cicatrização por segunda intenção.
   De qualquer forma, alguns cuidados devem ser tomados antes da cirurgia propriamente dita. Como auxílio a alimentação, seja por mamadeira ou colocação de sonda esofágica. Por trata-se de pacientes neonatos, havendo necessidade de aguardar mínimo desenvolvimento para a correção cirúrgica, o aporte nutricional é importante. No pré operatório, ainda se realiza o tratamento da infecção respiratória, quando presente e outras vezes, a coleta de secreção para cultivo e antibiograma.
   Conforme a preferência do cirurgião, o tratamento corretivo pode ocorrer entre 3 a 6 meses de vida. Os autores que defendem a cirurgia aos 6 meses de idade, baseiam-se no fato de que antes disso, o paciente apresenta tecidos mais friáveis, além de que a maxila ainda está em desenvolvimento.
     A escolha da técnica operatória depende das características da fenda e da preferência do cirurgião. De qualquer forma, o conhecimento anatômico das estruturas envolvidas é indispensável e crucial para o resultado final. Algumas vezes, é necessário mais de um procedimento para a correção completa.
Paciente em 24h pós operatórias
com sonda esofágica.
  Após a cirurgia, os cuidados continuam. A alimentação deverá seguir por sonda esofágica ou alimento pastoso, além do tratamento medicamentoso que visará impedir a contaminação e promover analgesia no paciente.
    Complicações podem ocorrer, como em qualquer intervenção cirúrgica. Destacam-se a deiscência (abertura dos pontos e consequentemente da fenda) e a cicatrização incompleta. Quando um novo procedimento for necessário, um intervalo entre eles deve ser respeitado. O intervalo varia de 1 a 4 meses, conforme os autores consultados. Porém, todos eles corroboram no sentido de que o período é importante para a reconstituição tecidual, seja por readquirir força nos tecidos e revascularização.
   Conforme novas intervenções se tornam necessários, maiores são as chances do resultado final ser inadequado. Por isso a importância de consultar um Médico Veterinário em qual você confie. Ele poderá expor todos os prós e contras dessa cirurgia e lhe auxiliará na tomada da decisão correta.


Paciente 1 ano após o procedimento cirúrgico.
                                                     




 [ Interessado na bibliografia consultada? Entre em contato que repasso todas que utilizei! ] 
Agradecimentos: J. Cannavon

Comentários

  1. meu gato abriu o palato...fez cirurgia e depois de 15 dias tirou os pontos, porém 5 dias após a retirada a fenda abriu de novo...o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo contato! Sempre sugiro que retorne ao Médico Veterinário para uma reavaliação. A necessidade ou não de re-intervir dependerá da causa da fenda.

      Excluir
  2. boa noite, meu nome é elaine e meu gatinho esta hoje com 3 dias, e nasceu com a fenda palatina e tem tipo um tubinho preso a sua lingua..estou dando leite de cabra a ele, pois ele nao consegue sugar, mas sai bolhas pelo nariz, e ele reclama mto...gostaria de mais informações, obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo contato! Sugiro que busque atendimento veterinário, pois leite de cabra não é o substituto mais adequado para alimentar felinos. Em relação as bolhas pelo nariz é esperado que ocorram, pois a fenda é uma comunicação entre a cavidade oral e nasal. É necessário correção cirúrgica pois fendas congênitas não se resolvem sem intervenção.

      Excluir
  3. Oi! Minha cachorra nasceu com uma fenda no palato. Fizemos uma cirurgia de flape, esse foi o nome que o veterinário falou, mas não houve aderência e a fenda reabriu. Informaram que a mesma cirurgia novamente seria um fracasso. Há alguma outra técnica que possa ser usada?

    ResponderExcluir
  4. Olá! Obrigada pelo contato. Realmente, as intervenções que seguem a primeira de correção de fenda palatina tendem a ter menor sucesso, mas já presenciei segundas intervenções e elas funcionaram, porém é necessário que busque atendimento especializado. Existem técnicas que utilizam enxertos.

    ResponderExcluir
  5. Ola! Minha cachorrinha deu cria de 5 filhotes porem 2 nasceram com essa fenda um nasceu so de um lado a outra nasceu com ambos os lados comprei o leite especial e comecei a dar hoje eles tem 3 dias de vida , gostaria de saber se esses que tem essa fenda se algum dia forem dar cria os filhos tem a chance de nascer assim tambem!!! E quanto a cirurgia de correçao ela é muito cara sabe o valor + ou - !! Eles sao da raça shih tzu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica! Obrigada pelo contato. Bem, atualmente acredita-se na característica hereditária da fenda palatina e não necessariamente genética. Quando algo é hereditário significa que a característica é herdada dos pais. Ou seja, esses animais que nasceram com a fenda devem ser castrados, buscando evitar a perpetuação dessa alteração.
      Quanto ao valor, dependerá da localização da fenda e do local que você buscará atendimento. Lembre-se que estruturas mais preparadas são mais adequadas ao atendimento do paciente, mas ao mesmo tempo, demandam um maior investimento.

      Excluir
  6. bom dia
    tenho uma filhote que nasceu com uma fenda no palato, estou alimetando na mamadeira mais estou preocupada, pois as vezes não que mamar seu tamanho e bem diferente dos irmãos , dia 148 faz um mes de vida , estou cuidando com tanto amor , que fico muito nervosa pra saber qual o proximo paço na alimentação dela. como so pode operar com 2 meses ate lá como vou alimentala ?

    ResponderExcluir
  7. Olá, obrigada pelo contato! A conduta de tratamento nos casos de fenda palatina congênita varia bastante entre os médicos veterinários, assim como a idade sugerida para a correção cirúrgica. Animais com fenda palatina geralmente não se adaptam a amamentação porque não são capazes de conseguir um movimento adequado de sucção.
    O ideal nesses casos, seria alimentá-lo com auxílio de sonda e ao mesmo tempo, deixá-lo com a ninhada ou alimentação normal, mesmo que apresente dificuldade de comer sozinho. Porém, para o uso da sonda, somente com auxílio de um médico veterinário para lhe ilustrar como proceder, já que o objetivo da mesma seria apenas "passar"a região da fenda, facilitando a alimentação do filhote. É muito importante manter o filhote na posição normal dele enquanto o auxilia, ou seja: quadrúpede. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde,

    Eu e minha esposa pegamos um buldog francês com o fenda palatina incompleta (uma pequena abertura no meio), ele vai fazer 45 dias de vida e o alimentamos através da sonda. Gostaria de saber se podemos alimentar a partir de agora com ração triturada e molhada ou temos que continuar com somente leite até a cirurgia? Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Olá, obrigada pelo contato!Mesmo com a presença da fenda, não devemos restringir o alimento ao animal. Inclusive para animais portadores de fenda, o alimento líquido tende a ser de consumo mais difícil a eles do que o alimento sólido. Por isso, não precisar manter apenas com alimento líquido, é possível sim disponibilizar alimentos pastosos e sólidos.

    ResponderExcluir
  10. tenho um Pastor Belga Malinois de 5 meses e em uma briga com cachorro adulto foi mordido na boca, perdeu algum dentes de leite e ficou com uma fenda no palato. Gostaria de saber se a fenda pode fechar sem intervenção cirúrgica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo contato! Muito provavelmente necessite intervenção cirúrgica para adequada correção.

      Excluir
  11. Olá! Minha buldogue francês teve 5 filhotes e 1 deles com fenda no palato. Eles estão com 8 dias e a diferença de tamanho é absurda. Ele tem 160g enquanto q os outros pesam 350g. Amamento ele de 2/2 hs com PETMILK mas ele não tá ganhando peso. Eh normal ele ser tão menor que os outros? Ele nunca conseguirá mamar na mãe dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada pelo contato! Acho arriscado usarmos a palavra "nunca" quando se trata de medicina... Mas é bem provável que a sucção desse filhote não seja adequada como a dos outros, afinal ele tem um defeito anatômico, não é mesmo? e se há um defeito que prejudique a amamentação isso gera um subdesenvolvimento.

      Excluir
    2. Boa noite, o meu Bulldog tbm com fenda está hj com 28 dias, estamos tentando uma prótese provisória..ele tem engasgado muiiiito mesmo com alimentação via sonda...acha que e segura alimentação oral depois da prótese?

      Excluir
    3. Olá, obrigada pelo contato. Sugiro que considere a correção cirúrgica, principalmente por se tratar de um paciente em idade jovem. Até que a correção possa ser feita, mantenha auxílio na alimentação. Eu particularmente não indico prótese nesse caso.

      Excluir
  12. Oi boa noite tenho uma maltês ela teve 2 filhotes no dia seguinte percebi que uma delas não estava mamando, então comecei a dar o petmilk para ela de 2 em 2 horas, hoje ela está com 24 dias e não está se desenvolvendo está super magra e tem vez que fica um dia todo sem querer mamar, muitas vezes quando ela mama fica roxa e com muita falta de ar, toda mamada o leite sai pela narina eu vou dando aos pouquinhos, ela até se alimenta mas não ganha uma grama se quer. Hoje consegui abrir a boca dela é vi que no fim do céu da boca está aberto e resolvi procurar na internet sobre se era normal e vi esse artigo. Eu preciso de orientação pois ele está sofrendo muito e eu não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Tania, busque atendimento Médico Veterinário. Infelizmente não é possível auxiliá-la sem atendimento e avaliação presencial.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite. Minha cadela eh uma spitz e teve bebês há cinco dias. Um deles tem fenda palatal,segundo a veterinária, eu não consigo enxergar. Ele regurgita leite depois de mamar e se engasga,tem sido agonizante vê-lo desse jeito tão pequenininho. A veterinária disse que a fenda cai fechar até os6 meses, mas estou com medo de não acontecer. Até lá ele vai sofrer toda vez que mamar? Será que devo começar a dar mamadeirs? Será que precisa mesmo de cirurgia? Devo aguardar fechar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião, comentário ou sugestão são bem vindos!

Postagens mais visitadas deste blog

Penectomia e uretrostomia perineal felina

Colecistectomia & Lama Biliar